QUADROS ELÉTRICOS
- NORMAS: Os quadros elétricos fornecidos pela Polliman seguem as normas vigentes de montagem, que são: *NBR-5410 *IEC-61439-1*NR-10.
- FORMA CONSTRUTIVA 1º/18/21/28/3″t/38/41/48B.
Dentre outras normas específicas de acordo com aplicação e regionalidade.
- GRAU DE PROTEÇÃO: Trabalhamos com diversos tipos de grau de proteção (IP) para a idealização de um quadro elétrico. Os mais comuns são: *IP44 *IP54 *IP65 etc. A escolha de cada grau de proteção varia de acordo com a necessidade do cliente.
- CONSTRUÇÃO: Chapas normalmente construídas em aço carbono chapa #12 c/ fechamento em chapa #14 (verificar disponibilidade de chaparia). Também trabalhamos com chapas em INOX.
- PINTURA: Os tipos de pinturas de quadros mais comuns são: *CINZA RAL 7032 *CINZA RAL 7035 *CINZA MUNSELL 6,5N (verificar disponibilidades de cores).
- TIPOS DE QUADROS: *Quadros de distribuição de sobrepor *Quadros de distribuição de embutir * Quadros de distribuição de PVC *Quadros de tomadas (quadro robô) * Quadros de bombas *Quadros de automação * Quadros de HAVC (Heating, Ventilating and Air Conditioning)
- IDENTIFICAÇÃO DOS COMPONENTES: Etiquetas com gravação a laser em chapa de ABS (Acrilonitrila butadieno estireno) e em acrílico.
Quadro de distribuição
(SOBREPOR)
Um quadro de distribuição de sobrepor é uma estrutura usada em instalações elétricas para organizar e distribuir energia para os circuitos de um edifício. Diferentemente dos quadros embutidos, esse tipo é instalado diretamente sobre a superfície da parede, proporcionando fácil acesso para manutenção. Ele abriga dispositivos como disjuntores e fusíveis, sendo uma escolha visível e acessível, muitas vezes utilizada por razões estéticas ou quando a instalação embutida não é viável. Amplamente empregado em residências, escritórios e ambientes comerciais.
Quadro de distribuição
(Embutir)
Um quadro de distribuição de embutir é uma estrutura elétrica instalada dentro de uma parede para organizar e proteger os dispositivos elétricos, como disjuntores e fusíveis, distribuindo energia para os diferentes circuitos de um edifício. Sua característica “de embutir” significa que é projetado para se integrar discretamente à estrutura, proporcionando uma aparência mais limpa e esteticamente agradável. Esses quadros facilitam o acesso para manutenção e garantem a conformidade com as normas de instalações elétricas. São comumente utilizados em residências e edifícios comerciais.
Quadro de distribuição
(PVC)
Um quadro de distribuição de PVC é uma estrutura utilizada em instalações elétricas para organizar e abrigar dispositivos elétricos, como disjuntores e fusíveis, distribuindo energia para os diversos circuitos de um edifício. A característica principal é o uso de PVC (policloreto de polivinila) como material principal, proporcionando leveza, resistência e durabilidade. Esses quadros são frequentemente utilizados em ambientes onde a resistência à corrosão é uma consideração importante, como em locais sujeitos a umidade.
Painel autoportante
Um painel de distribuição autoportante é uma estrutura usada em instalações elétricas para organizar e distribuir energia para os circuitos de um edifício. Diferente dos quadros embutidos, este painel fica sobre o piso, proporcionando fácil acesso para manutenção. Ele abriga dispositivos como disjuntores e fusíveis, sendo uma escolha prática e esteticamente agradável, ideal quando a instalação embutida não é viável. É amplamente utilizado em indústrias, galpões e ambientes comerciais.
Quadro de tomadas
(Quadro Robô)
São projetados para a instalação rápida de tomadas graças à abertura específica, que pode ser fechada por placas funcionais.
Os quadros de tomadas são estruturas que fornecem pontos de acesso à eletricidade em ambientes residenciais, comerciais e industriais. Sua principal função é permitir a conexão de dispositivos elétricos, distribuindo a energia de forma organizadae segura. Esses quadros são essenciais para atender às necessidades elétricas variadas em diferentes áreas, contribuindo para a estética, segurança e praticidade nas instalações elétricas.
Quadro de bombas
Um quadro de bombas é um painel elétrico que abriga os dispositivos de controle relacionados ao funcionamento de bombas em uma instalação. Ele inclui componentes como disjuntores, contatores, relés de proteção, medidores e, em alguns casos, controladores lógicos programáveis (CLPs). Esses quadros são essenciais para controlar e monitorar as bombas em sistemas de abastecimento de água, esgoto, irrigação, indústrias, entre outros, garantindo eficiência e segurança no funcionamento do sistema.
Quadro de automação
São projetados para a instalação rápida de tomadas graças à abertura específica, que pode ser fechada por placas funcionais.
Os quadros de tomadas são estruturas que fornecem pontos de acesso à eletricidade em ambientes residenciais, comerciais e industriais. Sua principal função é permitir a conexão de dispositivos elétricos, distribuindo a energia de forma organizada e segura. Esses quadros são essenciais para atender às necessidades elétricas variadas em diferentes áreas, contribuindo para a estética, segurança e praticidade nas instalações elétricas.
Quadro de HVCA
Um quadro de HVAC é um painel elétrico que contém dispositivos para controlar e operar sistemas de Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado em edifícios. Ele inclui componentes como disjuntores, controladores, sensores, relés de proteção e outros dispositivos elétricos necessários para o controle eficiente e seguro do sistema HVAC, visando proporcionar um ambiente interno confortável e eficiente em termos energéticos.
Quadro Robô
São projetados para a instalação rápida de tomadas graças à abertura especifica, que pode ser fechada por placas funcionais.
Características
Grau de Proteção, conforme a norma IEC 60529: IP65.
Grau de Proteção contra impactos mecânicos externos, conforme a norma IEC 62262: IK09.
Resistência ao fogo e ao calor anormal, conforme a norma IEC 60695-2-11.
Parte inferior e superior com furos pré-recortados para entrada de cabos.
Características de isolação completa, conforte a norma IEC 61439-1.
Distribuição de PVC
A linha de Quadros de Distribuição POLLIMAN foi cuidadosamente projetada para ser o melhor produto do setor no Brasil. Com design moderno e leve, combina com todo tipo de ambiente, sem precisar esconder atrás de quadros ou espelhos.
Produzido em material termoplástico autoextinguível, proporciona maior segurança pelo fato de não propagar chamas. Seu material termoplástico, composto de material nobre, Policarbonato, atendem integralmente as diretivas internacionais de proteção às pessoas e prevenção ao meio ambiente, RoHS, não emitindo gases tóxicos durante sua fabricação ou quando expostos a altas temperaturas, garantindo maior segurança a seus usuários.
Distribuição de CHAPA
Os Quadros de Distribuição oferecem alto nível de proteção contra contatos acidentais e contra os efeitos do arco interno por meio de barreiras de proteção em chapa de aço que permitem apenas o acesso do operador às manoplas dos dispositivos de manobra e proteção.
Esta linha possui a variação equipada com barreiras de proteção em policarbonato que permitem a visualização do interior dos quadros. Os quadros desta variação possuem execução simplificada, proporcionando redução de custos.
São painéis compactos, projetados para oferecer economia de espaço sem comprometer o desempenho do painel e sem dificultar as conexões dos cabos de entrada e saída por parte do instalador.
CARACTERÍSTICAS:
• Tensão Nominal de Operação (Ue) 690 Vca;
• Tensão Nominal de Isolamento (Ui) 1000 Vca;
• Tensão Suportável de Impulso (Uimp) 4 kV;
• Corrente Nominal do Barramento Principal (In) até 400A;
• Corrente Suportável de Curta Duração (Icw) 15 kAef / 1s;
• Corrente Suportável de Crista (Ipk) 31,5 kA;
• Grau de Proteção (IEC60529) 42 ou 54;
• Cor Padrão (demais cores sob encomenda) RAL 7032;
• Tipo de construção Embutir.
Banco de Capacitores
Os Bancos Automáticos de Capacitores estão em conformidade com as recomendações das normas NR10, NBR IEC 60439-1 e NBR 5410.
São projetados com critério especial para cargas capacitivas, levando-se em conta todas as suas particularidades técnicas, obtendo-se um produto de alta confiabilidade, desempenho e durabilidade.
Em redes com altos níveis de distorção harmônica, os bancos automáticos de capacitores convencionais têm a sua vida útil reduzida e a instalação deste tipo de equipamento tende a aumentar ainda mais os níveis de distorção. Para estes casos específicos, Polliman Painéis projeta e fabrica os bancos de capacitores dessintonizados, protegidos contra as ações das harmônicas sobre a sua vida útil e com a garantia de não agravar ainda mais a situação da rede local.
Características:
• Tensão Nominal de Operação (Ue) 690 Vca;
• Tensão Nominal de Isolamento (Ui) 1000 Vca;
• Tensão Suportável de Impulso (Uimp) 8 kV;
• Corrente Nominal do Barramento Principal (In) até 3200A;
• Corrente Suportável de Curta Duração (Icw) 25 ou 76 kAef /1s;
• Corrente Suportável de Crista (Ipk) 52,5 ou 178 kA;
• Grau de Proteção (IEC60529) 42;
• Cor Padrão (demais cores sob encomenda) RAL 7032;
• Tipo de construção V.